Telescópio Mak90 - Melhor Telescópio Portátil

Creio que o Mak90 (maksutov-cassegrain) Virtuoso (montagem mini dobson motorizada) da Skywatcher tenha sido o meu primeiro telescópio de qualidade. Apesar de ser um produto manufaturado...A qualidade ótica dele era muito boa...A montagem era bem robusta, com controles de alinhamento e possibilidade de instalar um Go-to. E ainda era bem compacto...eu colocava ele em uma prateleira na parede. A sua vantagem está na portabilidade e facilidade de uso. Para observar planetas ele tem um desempenho muito bom...lógico que respeitando sua abertura de apenas 90mm ele não vai mostrar tantos detalhes destes astros como mostra um telescópio de 200mm. Mas, com essa abertura já é possível visualizar sutilmente a divisão de Cassini nos anéis de Saturno, também, com condições ideais da atmosfera, é possível visualizar a Grande Mancha Vermelha em Júpiter,... com condições ideais da atmosfera e no período de oposição, é possível visualizar a calota polar de Marte bem como alguns detalhes de sua superfície. Quanto à Lua...é um show à parte.

Este é o modelo do qual pude desfrutar várias vistas impressionantes do céu...



Neste modelo eu precisei substituir as oculares, pois não são de qualidade. Comprei uma ocular Super Plossl de 32mm e uma Planetária ED de 8mm.
Esta de 8mm dá um aumento ideal para a visualização de planetas. A de 32mm eu usava para ver aglomerados estelares, estrelas duplas e algumas nebulosas. Pude ver muito mais com esse telescópio do que com todos os outros que já tive. Este é um companheiro pra qualquer hora...fácil de locomover ele pra qualquer lugar e é fácil levar ele em viagens. O conjunto todo pesa cerca de 5kg.

Segue algumas imagens que consegui obter com este telescópio:




Todas estas imagens foram processadas usando o software Registax 4. Lógico que olhando pela ocular do telescópio a imagem é muito mais bonita. Mas estas imagens dão uma ideia da capacidade deste equipamento.

Resumindo, o Mak90 (principalmente se for o modelo virtuoso) é um telescópio ideal para se ter em casa e levar para viagens. Não entrega imagens tão detalhadas como um de 200mm de abertura, mas é bem portátil, poderoso e versátil...
Recomendo como primeiro telescópio.

Até o próximo post...onde irei falar um pouco sobre um Meade Schmidt-Cassegrain de 150mm que importei dos EUA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que tipo de Telescópio é melhor para observação visual?

Telescópio Orion SkyQuest XT8